Uma entrevista com a poeta

Como surgiu o seu interesse pela literatura?

Rosália: Desde muito cedo gostava de escrever e lia na infância e adolescência contos de fadas, Monteiro Lobato e toda a leitura dita apropriada para a minha faixa etária. Ganhei concursos de escrita em escola primária e curso ginasial. Houve um período de mais ou menos vinte anos que não escrevi e até havia esquecido que escrevia. Me dedicava à medicina e à psicanálise que me tomavam todo o tempo. Até que numa madrugada de 1988 o chamado voltou e nunca mais parei. Enquanto não sentasse e escrevesse o verso musical que não saía de minha cabeça não conseguia dormir.

O que inspira a escrita e a poesia?

Rosália: Para uma escritora tudo é motivo de produção literária. Claro que requer disciplina, treinamento. É como um ofício escrever todos os dias. Porém existem situações onde a "inspiração", desejo ou melhor ainda a necessidade se impõe, - na perda, em lutos, um novo amor, uma situação de abalo social ou uma transformação que pode ser a chegada da primavera, um amanhecer lindo, quer dizer , - o contato direto com o desconhecido que provoca no nosso ser o incremento de intensidades afetivas e emocionais.

Quais livros você tem publicados?

Rosália: Tenho seis livros de poesia escritos sendo que apenas quatro deles foram publicados. São eles: No Azul (1991), Itgadal, memória dos ausentes (1996), Luminosidades (1999), Aqui dentro de mim (2003). Agora lanço o quinto livro, que é de prosa, A História do Seios (2010).
Também tenho participado de várias antologias no Brasil e alguns poemas traduzidos para o francês e espanhol.

Quais poetas e escritores que você mais gosta?

Rosália: Cecília Meireles, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Sheakespeare, Walt Whitman, Rimbaud.

Quais as suas outras atividades?

Rosália: Além de escrever tenho a minha clínica de psicanálise que exerço desde 1980. Além de atender meus pacientes dou palestras e cursos nessas duas áreas de meu interesse: literatura e psicanálise.Tenho grupos de estudos onde trabalho temas como a criação artística, poesia, arte e psicanálise.


Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário